terça-feira, 3 de dezembro de 2013

  Apertado, é a primeira sensação após subir ao segundo andar do prédio de graduação da Faculdade de Educação (FE) da nossa Unicamp e entrar no banheiro. Mal cabem os próprios objetos de um banheiro, disputamos lugar com a lixeira e o suporte do papel. Independente do estreito espaço para nossa vazão é um ambiente seguro, pouco visitado (qualidade ímpar de um bom toilet) e bem equipado, sempre com papel higiênico, um bom sabonete e um espelho. Qualidades nem sempre encontradas nos banheiros da universidade, contudo sempre presente nos banheiros de toda a Faculdade de Educação. Já o 1 metro onde encaixamos nossas pernas é exceção.

  No prédio principal os três banheiros são bem espaçosos, também sempre equipados, com amplos espelhos e apesar de uma poça ou outra são banheiros muito bons. O banheiro térreo do prédio da graduação emerge como uma joia entre os banheiros da UNICAMP! Munido com espelhos de corpo inteiro, bancos e bancadas para trocar de roupa, vasos sanitários espaçosos e com iluminação individual e chuveiros abertos até à noite para toda a comunidade! Um ambiente deveras agradável, bom de frequentar ainda que nossa vontade não seja urgente. Talvez por isso mesmo sirvam secretamente (talvez nem tanto) como aposento aos mais variados casais que avidamente buscam aconchego e intimidade...
  Faz-me necessário tecer dois comentários a respeito dos banheiros analisados:
- Coincidentemente os únicos banheiros que apresentam uma qualidade mediana são os únicos destinados aos funcionários de nossa instituição. Nada que nos surpreenda, mas ainda assim é valioso ressaltar que o suprassumo é reservado a nós discentes e docentes.
- É espantosa a ausência das “frases de porta de banheiro” nos banheiros da FE! Por praticamente toda universidade encontramos manifestações ofensivas, preconceituosas, de protesto ou ainda humorísticas pelas variadas portas e paredes dos lavatórios. Penso eu que possivelmente um porcentual menor de homens, de maior polidez ou os dois [risos] seja o motivo por trás de tão de grande mistério.
  Por trás de um, precioso, momento que por vezes nos passa despercebido, a mim surgem diversas inquietações. Apenas espero que esse e muitos outros momentos inquietem a todos nós.

13 comentários:

  1. Hahaha é apertado mesmo.... E o pior - ainda temos banheiros para mulheres e para homens, mesmo sabendo que o número de mulheres na FE é muito superior ao número de homens... Por isso, as filas enormes na porta dos banheiros de mulheres enquanto o banheiro dos homens fica ali - vazio.... Por mim virava tudo unissex!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Realmente não ter nada escrito nos banheiros é algo que me inquieta. Muitas vezes pensei nisso, mas nunca comentei nada, deixei pra lá. Um banheiro sem nada escrito? Mistério da F.E.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gente, o banheiro masculino do primeiro andar e o feminino do segundo andar do prédio anexo são ótimos né? Já ouvi vários colegas de outros institutos dizerem que vão tomar banho na FE por conta disso, então não acho que seja falta de homem o fato de não ter quase nada escrito nas portas... acho que o povo da FE é educado e os visitantes ficam inibidos com um banheiro limpinho e organizado, e acabam mantendo assim :)

    ResponderExcluir
  5. Ai que coisa! Eu sou muito desligada! Passo a semana toda, o dia todo na Unicamp transitando entre vários institutos e nunca tinha parado pra pensar sobre isso. Realmente, como a Naty falou o banheiro feminino do segundo piso é excelente e uma galera dos outros institutos vem pra cá.

    ResponderExcluir
  6. Verdade pessoal, quando eu passava o dia na faculdade e já ficava pra aula, sempre tinha alguém para indicar o banheiro da F.E. e da F.E.F. pra tomar banho, pois são os melhores segundo os nossos colegas! E realmente quando comecei a tomar banho antes de ir pra aula no banheiro da FE não parei mais! Muito bom! Limpinho e com aquele espelho enorme!!!
    E digo mais podíamos postar esta DICA no nosso site Tô na FE. =)
    http://tona-fe.webnode.com/ nossos outros colegas precisam saber disso!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, quando trabalhava em Barão e ficava direto para a aula usava tanto o banheiro do prédio principal como o do prédio anexo para banhos. Além do que ainda temos os armários, no mesmo andar do banheiro que facilitam guardar as coisas, sem ficar carregando mochilas, pentes, toalhas por escadarias (que tem muitas na FE também).
    Contamos também nos dois prédios com elevadores (não sei como são nos outros institutos, mas acho isso uma grande vantagem).
    O prédio da FE está sempre limpinho, mesmo sem placas, avisos, regras...um tanto estranho, ou não já que tratamos da FACULDADE DE EDUCAÇÃO!

    ResponderExcluir
  8. Será o aperto do banheiro um espelho dos apertos passados ou que passaremos durante o nosso percurso neste campus ou na vida? O aperto da prova que não damos conta de fazer; o aperto do salário ou das bolsas que não dá para sobreviver; o aperto do trabalho que quase não conseguimos entregar; o aperto do medo da futura prática que não sabemos como vai ser e o aperto mais apertado da vontade de usar o banheiro porque está ocupado.

    ResponderExcluir
  9. Totalmente desligada, usava só o banheiro do IFCH, quando dava pra usar... deveria ter me informado antes, não sabia da existencia de alguns tão bons rsrsr
    é excelente pra quem, como eu, vai direto do trabalho e só chega em casa às 23hrs...já adiantar o banho me daria uns 30 minutos a mais de sono, que por sinal, super preciso rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Uma boa dica esses bons banheiros para quem fica fora de casa o dia inteiro e depois ainda precisar vir direto para aula! Nos ajuda muito mesmo uma melhor infra-estrutura.

    ResponderExcluir
  11. Uma redação bem elaborada para uma reflexão não tida até o momento. Gostei pela criatividade de parar para raciocinar sobre um tema realmente despercebido. Passa por lógica de reflexão por realidade à lá Decartes, e reafirma com maestria a ideia do blog. Intrigante de qualquer forma. Mudará meu pensamento ao entrar em banheiros de faculdades.

    ResponderExcluir
  12. É verdade... O banheiro feminino do anexo, no "intervalo" da escada é muito pequeno!!! rs Mas acho muito bacana o banheiro no primeiro andar do anexo da FE!! Já precisei de tomar banho lá algumas vezes e considero uma boa opção!! rs Mas é claro que sempre há necessidade de melhorias!!!

    ResponderExcluir
  13. achei interessante o post, não havia pensado nisso. Acho que a correria do dia-a-dia me fizeram passar e não pensar sobre. Parabéns pelo post diferente e interessante.

    ResponderExcluir